segunda-feira, 7 de março de 2011

Quem fugiu da dieta no final de semana?

A gente fica morrendo de culpa porque fuge da dieta no final de semana, né? Minha cabeça dói a cada noite de domingo, por saber ser tão fraca frente às tentações do final de semana. São jantares com amigos, almoços com a família, lanches 'fora de hora'.

Pois bem, que atire a primeira trufa quem nunca comeu uma besteira no de fim de semana, em plena dieta. O problema é que meus finais de semana são repletos dessas besteirinhas. E talvez por já ter emagrecido bastante, na minha cabeça eu pense que posso me dar ao 'desfrute'.

Emagrecer sem dieta ou sem atividade física é impossível, mas não dá pra ficar me sentindo a última das criaturas porque fugi da dieta no fim de semana. Quando isso acontece, eu sigo a vida (e a dieta) em frente. Continuo a RA costumeira, procuro fazer um pouco mais de exercícios no dia seguinte e planejo uma semana perfeita.

O grande erro é que muitas pessoas ao escaparem da dieta, passam a acreditar que tudo está perdido e abandonam a RA. Nunca dá pra desanimar: caiu tem de levantar; fugiu da dieta hoje, amanhã tem de recomeçar. E o recomeço é simples, basta seguir a dieta exatamente como fazia antes do deslize. Não adianta querer compensar comendo apenas saladas e sopas no dia seguinte, pois uma alimentação saudável deve ser balanceada com todos tipos de nutrientes, principalmente quando queremos emagrecer.

O que engorda não é o docinho ou a feijoada no fim de semana, mas tornar isso uma rotina. Pemitir-se ter uma ou outra refeição mais prazeirosa no final de semana, porém sem exageros e sem deixar que isto vire rotina também durante os dias de semana.

Não dá pra pensar em desistir jamais! Somos muito mais fortes do que qualquer uma das tentações a que sucumbimos. Somos muito mais merecedoras de vencer do que de perder.

E emagrecer é um eterno recomeço. Todos os dias. A cada refeição. Isso eu aprendi na prática. E é a maior verdade sobre emagrecimento que eu conheço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário