sexta-feira, 4 de março de 2011

Manual para quem quer estudar moda


Dúvidas sobre moda? Quer trabalhar com ela mas não sabe que carreira escolher no mercado da moda? Nesse manual vc vai encontrar respostas das dúvidas mais frenquentes das futuras aspirantes a fashionista.
O mercado da moda requer muito estudo e um acompanhamento permanente das suas tendencias. É importante lembrar que, moda não é apenas o glamour que vemos nas revistas ou a que assistimos pela televisão e em desfiles.
O tempo de duração em média das faculdades de moda é de 3 anos, e lá as matérias geralmente são: desenho de moda, desenho técnico, modelagem, fotografia de moda, costura, ergonomia, produção de eventos, marketing de moda, história da moda, planejamento de coleção entre outras.



*Estudar no exterior vale a pena?

É uma ótima maneira de incrementar o currículo. É uma tremenda mudança e requer grande disposição para mudar língua, cultura, modos de vida e até mesmo diferentes formas de ensino e aprendizado,aprender muito mais do que as disciplinas do curso, superar dificuldades de percurso etc.. é o mínimo necessário para começar a pensar e fazer planos.


* Oque é moda?

É uma área que tem como objetivo o desenvolvimento de vestuarios humanos respeitando todas as características culturais, técnicas, mercadológicas, de moda ou tendências.


*Precisa saber desenhar?
Não, mas é tbm é uma ótima maneira de incrementar o currículo. Realmente, só não se aprende a desenhar se não quiser, pois o desenho de moda assim como qualquer outra atividade se aprende fazendo e a habilidade vem com a prática


O que é croqui?
O croqui é um tipo de desenho rápido que tem por finalidade representar uma proposta de produto de moda antes de ser confeccionado. Por este motivo antes do croqui ser feito é necessário muita pesquisa, seja para entender o público para quem se está criando.

E desenho tecnico?
Já o desenho técnico de moda é um tipo de desenho descritivo, praticamente um “mapa” do produto a ser confeccionado, neste desenho são apresentados todos os detalhes de cada peça e geralmente não há o uso de cores.
As áreas da moda
1) Gerente de marketing - Cuida da marca
Ele é o responsável pela imagem de uma marca. Quer dizer que, se o gerente de marketing acreditar que rock n roll é o que pega as meninas, toda a marca vai trabalhar para ter uma imagem bem roquinho. Pra chegar a essa conclusão, ele deve estudar o consumidor que pretende atingir, analisar o mercado e, então, definir todas as estratégias de venda e comunicação com esse público.

2) Modelista - Constrói a roupa
Ele transforma os desenhos do estilista em peças prontas. Assim que termina a criação, o modelista constrói a primera peça (também chamada de piloto) no papel ou num programa de computador. Depois da aprovação, ele adapta os moldes às mais variadas numerações. Apesar de esse trabalho parecer menos glamouroso, o salário do modelista é geralmente maior que o do estilista.

3) Fotógrafo - Retrata a moda
Ser fotógrafo de moda não se resume apenas em clicar modelos. Precisa de conhecimento técnico, como iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal e um bom diálogo com o modelo e com o cliente - é muito importante haver química entre todos os integrantes da equipe. O fotógrafo precisa estar sempre atualizado. Faz parte do trabalho ver livros, revistas e sites de moda, além de aprender a mexer no Photoshop.

4) Comprador - Faz as pesquisas e as compras
Parece o trabalho dos sonhos (imagina passar o dia fazendo compras!), mas um comprador é mais do que isso: ele escolhe e adquire o tecido mais legal para a nova coleção, a T-shirt que a multimarca deve vender e o zíper ideal para o jeans. Pra isso, visita fornecedores e feiras de moda - sempre de olho nas novidades e no público da marca, claro.

5) Estilista - cria as coleções
Quando falamos de estilista, pensamos num mundo de glamour e possibilidade de criar peças inusitadas, certo? Errado. Antes de criar, o estilista rala muito. Define um tema para a coleção, faz pesquisas de formas, cores e materiais que serão usados e aprova a peça piloto.Estar antenado com os desejos do seu público é fundamental para ter sucesso.

6) Stylist e produtor de moda - Juntos, produzem desfiles, campanhas e editoriais de moda
O stylist é quem dá a cara da coleção. Por exemplo: a blusa que o estilista criou pode ser usada de muitos jeitos. Ele define qual é a maneira que tem mais a ver com a marca e com a coleção. Isso vale para desfiles, campanhas e editoriais de moda. Já o produtor realiza as idéias do stylist. Ele corre atrás das peças e de tudo que é necessário pra deixar o resultado incrível. Fica responsável pelos objetos emprestados e deve ter boas relações com as marcas.

7) Jornalista de moda - Opina e informa
Ele pode escrever sobre tudo que tem relação com a área: produção de tecidos, desfiles, aspectos econômicos. Precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo pelo mundo e saber das tendências atuais, além de ter uma ampla bagagem sobre o que já foi tendência no passado para poder opinar e criticar. Pode trabalhar em jornal, revista e site, num programa de televisão ou como assessor de imprensa

8) Consultor de imagem - Ensina a vestir
Sabe aquela sensação de "nada fica bem em mim!"? O consultor de imagem é um tipo de "gurú" que surgiu para acabar com esse problema. Ele lida com todos os aspectos da imagem pessoal: tipo físico, cores, imagem profissional, etiqueta e linguagem corporal. Além de orientar, também ajuda o cliente a descobrir seu próprio estilo e ter mais auto-estima.

9) Figurinista - Veste famosos e personagens
Ele cria os looks que definem o estilo de um personagem ou de um apresentador, por exemplo. Atua em publicidade, cinema, teatro, novela e programas de tevê.

10) Engenheiro têxtil - Cria e desenvolve os tecidos
Estampas lindas e tecidos que não amassam causam empolgação nos desfiles. Poucos sabem que antes do trabalho do estilista vem o do engenheiro têxtil. Sim, existe engenharia no mundo da moda. Esse profissional participa do processo de produção do tecido, desde o desenvolvimento do fio até o tingimento e acabamento. Ainda atua em engenharia industrial, manutenção, produção e controle de qualidade.
Livros bons de ler pra quem vai fazer moda
*Fundamentos de Design de Moda
Este livro é uma espécie de guia para quem quer entrar no mundo fashion. Ele revela os principais elementos do design de uma coleção do conceito à criação tridimensional.
Editora: Bookman
Autores: Jenny Udale; Richard Sorger
Preço: R$ 89
*Design de Moda: olhares diversos
Esta obra, a primeira publicação do gênero no Brasil, apresenta ao leitor diferentes olhares sobre o design de moda e suas diferentes etapas, conexões, inter-relações e imbricações. Os textos nela compilados auxiliam a compreender as múltiplas dimensões do design e justificam a necessidade de serem desenvolvidas ações estratégicas para consolidá-lo na moda brasileira.
Editora: Estação das Letras e das Cores
Organizadora: Doroteia Pires
Preço: R$ 46
*Moda - Um Curso Prático e Essencial
Você quer saber quem criou a mini-saia? Ou quem tornou o baby-doll famoso? Existe uma históra sobre todas as roupas, com o livro Moda - Um Curso Prático e Essencial, você vai conhecer todas essas histórias.
Com mais de 300 itens de guarda-roupa ilustrados, com dicas de uso e informações sobre os designers, a influência das épocas e as preferências de celebridades.

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