quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ser ou Não Ser? Eis a Questão!

 “Aprender a escolher é um procedimento vital para o homem do século XXI” (Kevin Warwick) 

Pode não chegar a parecer uma tragédia de Hamlet, todavia passa por perto a difícil decisão que é a escolha de uma profissão ou carreira na vida. Pois escolher somente não é o só apenas. É preciso escolher com vocação do que se quer ser realmente na vida. 

Foi muito difícil para mim, exemplificando a minha pessoa, optar pelo curso de Direito na universidade. Antes de assistir ao primeiro dia de aula de Direito havia sido aprovado em três outros cursos: Arqueologia; Pedagogia e Letras. E o que é pior ainda, pensava era cursar Medicina! Confuso, não? Contudo é a terrível fase de escolha ou descoberta da vocação profissional que, muitas vezes, é delineada no explosivo e hormonal período da adolescência. Nesta fase de nossa idade temos a ocorrência de grandes e importantes mudanças em nosso psicológico, corpo físico e além de tensões afetivas. 

É neste momento que a simples escolha do “que fazer na vida” passa a ter aspectos frustrantes. Causando o medo do desconhecido... Tornando medíocre e preso aos pais, e até a grupos de amigos, o jovem de mente duvidosa e sem nenhuma percepção de mercado de trabalho formada. Mas, o que fazer para sair dessa tempestade sem perder tempo e recursos financeiros? A saída é um guarda-chuva. Brincadeira. A solução é procurar ainformação de boa qualidade sobre as profissões. De preferência procurar uma entrevista com alguém já formado em alguma área de trabalho. Isto é, se você quer ser médico, freqüente hospitais desde cedo. 

A verdadeira vocação pela profissão é importante para que haja felicidade na vida. vocaçãoe não status devemos levar em consideração. Caso contrário, se sepultarmos a dita vocação, iremos cair no estresse – inimigo silencioso que se alimenta de nossas frustrações. Alem de fantasmas em nossa consciência a sussurrar: “eu era feliz sendo aquilo e não sabia...” 

Portanto, meu jovem irmão, neste mundo mercantilista e complicado, deve separar a profissão de comércio; e optar pela arte que atende à sua voz interior. Encontrando assim a verdadeira vocação sua, para daí então, ser feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário