quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas para se tornar mais independente

Chega uma idade em que tudo que a gente quer é não ter que dar satisfação a ninguém do que a gente faz ou deixa de fazer. Mas essa liberdade não cai no nosso colo. Independência tem que ser conquistada.
Imponha limites
Seus pais ficam ligando a cada cinco minutos perguntando onde você está, com que está e o que está fazendo? Assim como eles impuseram limites quando você era criança, imponha também limites à sua vida.
Quando for sair com pra namorar, por exemplo, avise de antemão que não vai atender o celular até voltar e o deixe desligado. No começo, eles provavelmente vão chiar. Mas, com o tempo, vão perceber que não há razão para se preocupar e vão parar de pegar no pé.
Exija privacidade
Você precisa ter seu território. Seus pais não têm direito de fuçar suas coisas só porque você mora com eles. Exija que respeitem sua privacidade.
Se não conseguir evitar a interferência deles, guarde tudo aquilo que não quer que eles vejam a sete chaves e proteja seu computador (ou seu perfil de usuário no computador da família) com senhas.
Tome suas próprias decisões
Os pais sempre têm um monte de expectativa em relação aos filhos. Querem que você siga a carreira que eles acham certa, que namore a pessoa que eles acham certa, que use as roupas que eles acham certo.
Acontece que a vida é sua e esse tipo de decisão quem deve tomar é você. Ouça os conselhos deles, sim, mas, no final, o que deve pesar é o que você acha certo.
Saiba se virar
Não dá para querer ser independente se, toda vez que vai à balada, liga para seu pai de madrugada para ir te buscar. Resoveu sair? Combine caronas de antemão e leve um dinheiro para emergências. Só apele para seus pais em caso de emergêcia - se você sofrer um assalto na rua, por exemplo.
Faça planos para o futuro
Em algumas famílias, os pais são mais controladores e é muito difícil conquistar a independência.
Mas isso não dura para sempre. Planeje seu futuro fora de casa. Você pode planejar um intercâmbio e ir morar em outro país por um tempo ou prestar uma faculdade em outra cidade e se mudar para uma república.
Cuide do seu dinheiro
Quem paga, manda. Se você pede dinheiro aos seus pais para fazer tudo que quer, está dando a eles a brecha para decidir por você se o gasto é ou não adequado e impedir você de realizar seus planos.
Se você ganha mesada, administre bem, guardando um pouco todo mês para não precisar pedir permissão para realizar algum sonho que custe caro (uma tattoo, uma viagem, um salto de paraquedas etc.).
Nas férias, um emprego temporário pode engordar bem sua poupança. Você pode trabalhar como monitor de acampamento, vendedor de shopping, dog walker... Quanto mais cedo você alcançar a independência financeira, mais cedo vai ser dono do seu próprio nariz

Nenhum comentário:

Postar um comentário