sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Novo visual? Expert em coloração tira as cinco principais dúvidas de quem quer mudar a cor dos cabelos

Se tem uma mulher que adora pintar os cabelos é a brasileira. Pode reparar. Tem loira que originalmente é morena, têm aquelas que fazem luzes, mechas californianas e, de acordo com as últimas tendências, você pode até esbarrar em breve com uma amiga que resolveu ficar ruiva da noite para o dia.
Leia mais: o delineador está em alta na maquiagem. Veja as famosas que usam e inspire-se!

Mudar o tom do cabelo é legal? Sim, e muito. Mas requer um pouco mais de cuidado, já que a tintura, por menos abrasiva que seja, acaba ressecando os fios. Para ajudar aquelas que já tingem os cabelos e quem está ensaiando uma mudança capilar, Marie Claire conversou com Juha Antero, colorista do salão MG Hair, para pegar as dicas-chave para tratar e preservar a cor dos fios. Confira abaixo:
  shutterstock

Nunca pintei os cabelos e quero tingi-los pela primeira vez: o que eu faço?

O ideal para as iniciantes é nunca optar por um tom muito diferente do original, principalmente se a ideia é clarear o cabelo. “Dificilmente é possível chegar a um tom muito distante do seu usando as tinturas feitas para pintar em casa. Para clarear os fios, muitas vezes é necessário descolorí-los e, sem a ajuda de um profissional, você corre o risco de perder muito cabelo, diz Juha. Para prevenir resultados indesejados e até uma reação causada pela química do produto, o expert dá uma dica simples, porém fundamental. “Sempre teste o produto em uma mexa antes de aplicar em todos os fios. Assim você verá a cor que ele ficará realmente e ainda pode descobrir se é alérgica a algum componente da tintura”, afirma.

É necessário ser fiel a mesma marca de tintura?

Pintou e gostou do resultado? Então, a resposta para esta questão é sim. A mesma cor pode ter nomes diferentes de uma marca para outra, o que pode mudar o resultado. “O chocolate de uma marca pode ser mais claro enquanto o da outra pode ser mais acobreado ou escuro”, diz o expert. Se você procurar a sua cor e descobrir que ela foi descontinuada, passe a mão no telefone e ligue no 0800 do fabricante. “Guarde sempre o número da sua cor. Se ela sair de linha, é a partir disso que a atendente vai indicar o tom equivalente ao que você já usava. Outra coisa que acontece é que a tintura mudar o ‘nome’, mas sempre vai manter o número.”, diz.

É possível proteger os fios tingidos do sol, mar e cloro?

A ação destes “males” é prejudicial para o cabelo, mas é possível usar a cosmética a seu favor para amenizar esses efeitos. “Antes de se expor ao sol, use sempre algum produto que tenha proteção solar para proteger a cor do cabelo”, diz Juha. Quando o assunto é piscina ou mar, a situação é mais complicada. Em contato com água, sal ou cloro, o cabelo sofre mesmo. “Por mais que você não vá do mar ou da piscina direto para o banho, procure sempre tirar impurezas. Isso já alivia o dano, diz. Para as adeptas da natação, Juha ensina: “Molhe os cabelos e aplique um produto protetor ‘de verão’ no fios e só depois disso coloque a touca. Vestí-la com o cabelo seco pode quebrá-los”, afirma.

Xampu anti-resíduos desbota mesmo a cor?

Sim, esse desbotamento é inevitável, pois o xampu anti-resíduos tem uma ação profunda que tira aos poucos também a tintura. “Não tem jeito, essa limpeza acaba tirando um pouco da cor, mas ele é necessário para remover os resíduos dos produtos que permanecem no cabelo e que o xampu normal não tira”, afirma Juha. Resumindo: é um mal necessário.

Tenho tintura só nas pontas dos cabelos, as conhecidas “mechas californianas”. Como faço para tratar os fios?

Neste caso, o ideal é lavar o cabelo com um xampu indicado para o seu tipo de fio (oleoso, normal, e por aí vai) e usar um produto especial para a parte tingida, pois ela precisa de cuidados especiais. “Escolha uma máscara de uma boa marca e aplique só aonde você tem tintura. Assim você evita que o cabelo todo fique pesado ou até oleoso.”, diz Juha.
Veja abaixo dicas de produtos desenvolvidos especialmente para quem tem cabelos coloridos:
Loreal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário