sexta-feira, 26 de agosto de 2011




Conheça Fernanda Yamamoto, uma das principais apostas da moda brasileira

Foto:

Estilista que já trabalhou com Alexandre Herchcovitch e Jum Nakao, ganha espaço com sua marca própria

Formada em moda pela Universidade Santa Marcelina, Fernanda já experimentou um
 pouco de tudo, de confecções no Bom Retiro a marcas de prestígio. Seu nome – e talento –
 começou a circular pela indústria quando a estilista passou a apresentar suas coleções no
 projeto carioca Rio Moda Hype, espécie de incubadora e vitrine de jovens estilistas de 
todo o Brasil. Foi lá que, desde cedo, se mostrou uma das principais revelações não só do
 evento, como da própria moda brasileira.
Foto:
Look do verão 2011 de Fernanda Yamamoto (Agência Fotosite)
Foto:



















Com o fim do projeto, porém, Fernanda decidiu dar um tempo nas passarelas e se focar 
num projeto um pouco diferente. Recusou um convite feito em cima da hora para integrar
 o line-up do Fashion Rio – “prefiro fazer as coisas com calma e bem feitas”, justificou 
ela, na época – e se jogou de cabeça na elaboração de sua primeira loja, inaugurada em
 novembro de 2011 na Vila Madalena, em São Paulo.

Muito mais do que um simples ponto de venda, a loja funciona como espaço coletivo 
destinado a abrigar, além de suas próprias coleções, produtos de outras marcas jovens 
selecionadas de todo o Brasil – todos com preços bem justos! “Depois de algumas experiências 
negativas, decidi que era hora de me aventurar por conta própria pelo varejo, 
aproveitando a ocasião para ajudar estilistas e marcas de outros estados brasileiros
 que enfrentavam os mesmos desafios”, disse na ocasião do lançamento.

No ano seguinte, recebeu outro convite e, desta vez, disse sim. Em junho de 2010 fez 
sua estreia nas passarelas do SPFW. Suas coleções trazem uma abordagem artsy sobre 
temas corriqueiros, às vezes até mesmo pop. Com cara de conceitual na passarela, mas em
 versões super usáveis na loja, suas roupas contam ainda com uma intensa e poderosa 
manipulação e exploração de tecidos e novos materiais. Foi assim no seu debut no 
SPFW(verão 2011), quando, inspirada por fotografias áreas de São Paulo, trabalhou 
manualmente (e por meses) com a gaze de seda em vestidos leves e transparente, para 
que o tecido ficasse texturizado e então recebesse aplicação de recortes tipo feltro em
 seu avesso.
Sua mais recente coleção, o verão 2012, vem bem desse jeito. Cheia de formas
 orgânicas, sempre tendo a natureza como ponto de referência. Vêm daí os bordados e
 linhas que se espalham por vestidos e saias de forma intensa e desregrada, feito raízes, 
e os delicados drapeados, ou recortes ondulados. Para dar uma cara mais pop e atual
 para a coisa toda, Fernanda ainda brincou com estampas meio aquareladas, tipo estêncil, 
de um dos maiores ícones da cultura japonesa: a Hello Kitty.

Interessou? Então fiquem ligados aqui no site, que a CRIATIVA tem uma ótima 
novidade envolvendo a mais recente coleção da estilista que chega a partir de
 10/9 na loja da estilista. Na sexta-feira, 2/9, dia dos nossos concursos
 culturais, vamos presentear uma leitora com uma das peças da coleção
 Fernanda Yamamoto + Hello Kitty.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário