quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Não conseguia me separar

Quando conheceu o ex-marido, Silvia tinha apenas 13 anos. Filha de pais separados e caçula de quatro irmãos homens, engravidou do primeiro namorado aos 17 e se casou. Antes dos 23 já estava separada legalmente - primeiro sinal de que a história dela e de Roberto estava fadada ao fracasso.Submissa, desempregada, desamparada e com medo, ela voltou para casa em todas as oito tentativas de separação. Tinha dois filhos e a desculpa que dava aos amigos e familiares que não entendiam o vai-e-vem era que não tinha como sustentá-los sozinha - e jamais deixaria os dois com o pai.
Essa história durou 18 anos, até que ela finalmente resolveu sair de casa, com os dois filhos já crescidos. “Se eles não tivessem me colocado na parede e dito que também queriam sair daquela vida louca, talvez eu estivesse casada até hoje”, conta.
O psicólogo Sebastião Alves de Souza, de São Paulo, diz que realmente o fator financeiro e de estabilidade econômica acaba por ‘prender’ essas mulheres às relações. “Mas a co-dependência afetiva é a grande razão. A mulher vê esse marido como o salvador e tem medo de encarar a vida lá fora sozinha”, diz. Para ele, a razão para que muitas não consigam se livrar de relações doentes é a repetição do modelo (ou falta de modelo) que tiveram na infância ou na adolescência.
Ele lembra ainda que esse tipo de relação funciona por retroalimentação. “Enquanto o homem, normalmente um inseguro que precisa se assumir, age de maneira machista e autoritária, ela aceita a dependência. A relação normalmente não é racional ”.
Sebastião também é terapeuta de família e lembra que não importa a classe social - esse tipo de relacionamento nada saudável acontece em todas as esferas. “Tenho pacientes que são médicas, professoras, pessoas esclarecidas. Mas quando parte para o lado afetivo, são desestabilizadas e sofrem muito”.
A desculpa usada por Roberta para não se separar é repetida em muitas outras casas. São mulheres que não querem romper a família ou tirar os filhos de perto do pai. “Mas não há estudo algum que prove que viver num lar desestruturado é melhor do que viver com os pais separados”, alerta. Nos casos onde as famílias vivem num grau de tensão alto, a separação pode sim ser benéfica.
O problema na maioria dos casos, além daquele endeusamento da figura do marido, é a própria psique humana. “A mente sabota a gente. Esquecemos aquilo que é ruim e só enaltecemos o bom. Mas, no meio disso, famílias inteiras acabam vivendo de aparência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário