sexta-feira, 15 de julho de 2011

Escova Progressiva



Tire suas dúvidas sobre a Escova Progressiva!

A escova progressiva é uma técnica utilizada para alisar os cabelos que revolucionou o mercado de beleza. Ela ajuda a tratar e diminuir o volume dos fios. É chamada ‘progressiva’ pelo efeito gradual que causa nos cabelos a cada aplicação: eles vão ficando progressivamente mais finos e menos cheios.
Com a presença da queratina, durante o alisamento, os fios vão sendo hidratados. A chapinha usada no procedimento ajuda a fixar a queratina nos fios, deixando-os bem mais bonitos e macios.
O principal componente da escova é o formol que garante que o cabelo ficará liso. Além disso, são usados cremes emolientes e queratina. Com o tempo, os produtos saem do cabelo, por isso é necessário refazer o procedimento a cada 2 meses aproximadamente. O valor varia (bruscamente) à depender do salão onde é feito o tratamento e o tamanho dos cabelos.

Cuidados Antes da Escova Progressiva
• O formol contém substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele quando utilizado em excesso. Por isso, antes de iniciar a escova progressiva, procure um profissional de confiança. Verifique se os produtos utilizados são aceitos pela ANVISA e se são fabricados em laboratórios confiáveis.
• Na primeira vez que fizer a escova, é aconselhável fazer um teste de sensibilidade com a química para diagnosticar qualquer eventual alergia.
• Quem pinta os cabelos deve esperar pelo menos 5 dias antes de fazer a escova.
• A lavagem anterior à escova progressiva deve ser feita de forma profunda, com um xampu anti-resíduos.
• É importante não utilizar condicionadores ou cremes após o xampu.
• Após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha e penteie. Depois, pode iniciar a aplicação do produto.


Cuidados Após a Escova Progressiva
• Logo após fazer a escova, espere pelo menos 2 dias para lavar os cabelos. Assim, o produto vai penetrar melhor nos fios.
• Utilize xampu com pH neutro, sem sal e sem corante para não abrir a cutícula do cabelo. Outra opção são os xampus para crianças, quando o produto utilizado na escova tiver pouco formol.
• Sempre proteger os fios antes do uso do secador. Isso evita que as escamas dos fios se abram e que o produto da escova progressiva seja retirado.
• Evite xampu anti-resíduo. Seu uso acelera a retirada da química dos fios, fazendo que a escova dure menos que o previsto.
• Pode lavar os cabelos diariamente sem comprometer o resultado. A queratina vai sendo expelida pelos fios com o passar do tempo, mas isso não tem nada a ver com a lavagem. Com o passar das semanas, o cabelo volta naturalmente ao normal.
• Procure utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
• Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo pois fecha as escamas dos cabelos.

Mitos e verdades sobre a Progressiva:

1) Escova progressiva só alisa se tiver formol.
Mito. Hoje existem outros princípios ativos que substituem o formol, como os silicones, que evoluíram muito. Logo, conseguimos obter o mesmo resultado sem agredir o couro cabeludo ou arriscar a saúde. Vale lembrar que a comercialização do formol em salões de beleza é proibida pela Anvisa e o descumprimento desta medida é classificada como infração sanitária, a ser repreendida civil e penalmente.

2) Toda escova progressiva causa danos ao cabelo.
Mito. A forma mais moderna de fazer o tratamento são as escovas com base de silicone, mas um cuidado deve ser mantido: é preciso fazer o teste alérgico antes de aplicar a técnica.

3) Cabelos coloridos não podem ser submetidos à escova progressiva.
Mito. Todos os cabelos podem receber o tratamento, inclusive os descoloridos. O cuidado deve ser apenas para as reações químicas entre as colorações e o cloro, usado em piscinas, por exemplo. Pessoas que fazem natação precisam ter atenção redobrada antes de colorir ou descolorir.

4) A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo.
Mito. Pelo contrário: a técnica pode esconder um dano que já existia antes da aplicação da escova. Hoje, a progressiva é muito usada para tratar e melhorar o aspecto de cabelos danificados, tanto no sentido estético quanto no sensorial.

5) Quem faz escova progressiva precisa hidratar sempre os fios.
Verdade. Sempre existe a necessidade de fazer uma boa hidratação semanal nos cabelos, com ou sem escova progressiva. Os fios possuem uma camada hídrica que os mantém sedosos e com balanço, e ela precisa ser reposta com frequência.

6) O efeito da escova progressiva é sempre muito artificial.
Depende. Há casos em que realmente o resultado fica visivelmente alisado, mas algumas escovas, como por exemplo, as a base de silicone, dão um aspecto super natural às madeixas.

7) Mulheres que têm cabelo virgem não devem fazer escova progressiva.
Mito. Não há qualquer problema. Neste caso, se pode até recomendar que a mulher faça a escova definitiva, pois como os fios têm uma estrutura mais forte, pode acontecer de diminuir a durabilidade da progressiva.

Um comentário: